O que é uma Criptomoeda?

  Cripto vem da palavra grega Krypton que significa “escondido” ou “privado”, daí derivam as palavras “encriptação” e “desencriptação” que têm tem como significado , codificar ou descodificar uma mensagem.

  Uma criptomoeda é uma moeda digital que usa tecnologia de criptografia avançada , de certa forma podemos dizer que à semelhança das moedas comuns , as criptomoedas, servem como meio de troca, unidade de conta e de poupança. A maioria das criptomoedas são por natureza moedas fiduciárias ou seja, não tem como base nenhum metal e não tem nenhum valor intrínseco.O seu valor advém da confiança que as pessoas têm em quem emitiu a moeda. O valor da criptomoeda tem apenas como base a lei da oferta e da procura, à medida que os investidores compram e venda a moeda nas bolsas de valores.

Ao contrário do sistema bancário centralizado, como o Banco Central Europeu, onde os governos controlam o valor do Euro, através do processo de criação de dinheiro fiduciário, no caso das criptomoedas os governos ou qualquer tipo de entidades, não têm nenhum controlo sobre as criptomoedas pois estas por natureza são completamente descentealizadas.

A maior parte das criptomoedas estão elaboradas de forma a que a sua produção diminua ao longo do tempo, até a um ponto a que a sua produção acabe por completo (ex: Bitcoin têm um limite de 21 milhões). Ao contrário as moedas fiduciárias, as instituições financeiras podem sempre emitir mais moeda, e como resultado gerar inflação.

bitcoin